Olá, tudo bem?
Seguindo o compromisso de divulgar artigos científicos relacionados à Educação e Geografia em tempos da pandemia Covid-19, nesta semana disponibilizo um trabalho desenvolvido em conjunto com o Professor Dr. Carlos Alberto de Vasconcelos - Professor do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe e Fundador do Grupo de Pesquisa em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação - FOPTIC/UFS.
Deixo aqui o resumo do artigo científico:
O presente texto apresenta proposta de elaboração e uso de materiais didáticos a partir das tecnologias capazes de ajudar professores e estudantes no tocante ao ensino de Geografia, especificamente de geomorfologia e topografia. Tem como aporte teórico principalmente a Base Nacional Comum Curricular – BNCC para o ensino fundamental. Utiliza-se o aplicativo “Landscap Augmented Reality” e o “Mapa de Relevo Tridimensional” que podem ser utilizados no cotidiano da sala de aula, com objetivo de facilitar o aprendizado sobre formas de relevo, curvas de nível, cotas altimétricas, declividade de relevo e identificação de áreas de risco de deslizamento de terras e enchentes. Na contemporaneidade, com o advento de várias plataformas conectadas à internet, é possível que o professor selecione tecnologias e aplicativos que ajudem a estabelecer e cumprir objetivos de aprendizagem.
Palavras-chave: Geotecnologias; Formas de relevo; Ensino de Geografia.
Se cuidem, lavem as mãos e o mais importante, fique em casa!
Até a próxima!!!
MSc. Rodrigo da Silva Menezes
Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente
Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior
MBA em Gestão Ambiental e da Qualidade (ISO 14.001 e 9.001)
Consultor Técnico em Geotecnologias
Geografia - Licenciatura
A produção e utilização desse produto didático pode ser um grande estímulo para a integração do professor com os alunos.
ResponderExcluir