segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Criando Mapa de Declividade no QGIS

Hoje abordaremos a criação de mapas de declividade utilizando a plataforma livre de SIG, Quantum GIS, mais conhecido por QGIS.

O QUE É QGIS?
O Quantum GIS, ou popularmente conhecido como QGIS, é uma plataforma de Sistema de Informação Geográfica que é composta por algumas aplicações de Geoprocessamento e de Gerenciamento de bancos de Dados Geográficos. Apresenta uma interface interativa e que pode ser customizada de acordo com as necessidades do usuário. Pode ser baixado no endereço (http://www.qgis.org/en/site).

GERANDO MAPAS DE DECLIVIDADE NO QGIS
O primeiro passo para criar mapa de declividade no QGIS, é adicionar ao projeto as imagens SRTM (Shuttle Radar Topography Mission), disponível nos sites da Embrapa (http://www.relevobr.cnpm.embrapa.br) e do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (http://www.dsr.inpe.br/topodata/data/geotiff/). Essas imagens possuem resolução espacial de 30m  e estão prontas para utilização.

Assim que o usuário estiver com as imagens SRTM em seu Banco de Dados Geográfico, deve-se adicionar a camada raster ao projeto no QGIS.




Assim que adicionar a imagem SRTM ao projeto no QGIS, o usuário deverá seguir na Aba "Raster", selecionar a opção "Análise de Terreno" e, por conseguinte, a operação "Declividade".


Na janela de diálogo, o usuário deve informar onde o novo arquivo será salvo, bem como também o seu nome. Neste caso, daremos o nome de "Declividade Sergipe". O formato será GeoTIFF e o fator Z terá valor 1,0.


CLASSIFICANDO O TEMA "DECLIVIDADE"
A declividade será expressa por porcentagem, e assim que gerada a informação, a imagem aparecerá em tons de cinza.


Agora o usuário deve acessar as propriedades da imagem, na aba "Estilo".


Ao acessar as propriedades da camada, na aba "Estilo", o usuário deverá indicar o tipo de renderização "Banda Simples Falsa Cor". Na opção "Gerar Novo Mapa de Cores", indique o modo "Intervalo igual" e classes "7". Indique os valores "Min.: 0" e "Máx.: 100".
Feito isso, agora o usuário deverá indicar a opção "Classifica". Logo que o comando for acionado, aparecerão os valores / Cor / Rótulo. Neste caso, iremos utilizar a Tabela de Classificação contida no Manual de Obtenção de Terras do INCRA, que utiliza 7 (sete) classes de relevo.


Preencha os valores manualmente, segundo os valores da tabela de classificação de relevo do INCRA, nas opções "Valor" e "Rótulo". Feito isso, confirma a operação, clicando em "OK".


Após isso, está elaborada a informação sobre declividade no Estado de Sergipe, segundo as imagens SRTM.


Lembrando que esta operação de geoprocessamento pode ser feita para qualquer localidade, afinal os dados SRTM são globais, desenvolvidos pela NASA-USA.

Obs.: A versão utilizada foi a QGIS 2.8.2 - Wien. Dependendo da versão utilizada, algumas operações podem modificar a rotina de trabalho.

Até a Próxima!!!

MSc. Rodrigo da Silva Menezes
Diretor Técnico e Científico - GEOSUS (Geotecnologia e Sustentabilidade)
Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente
Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior
MBA em Gestão Ambiental e da Qualidade (ISO 14.001 e 9.001)
Consultor Técnico em Geotecnologias
Geografia - Licenciatura









Nenhum comentário:

Postar um comentário