terça-feira, 15 de março de 2016

Princípios do Sensoriamento Remoto

- DEFINIÇÃO:

A utilização conjunta de sensores, equipamentos para processamento de dados, equipamentos de transmissão de dados coletados a bordo de aeronaves, espaçonaves, ou outras plataformas, com o objetivo de estudar eventos, fenômenos e processos que ocorram na superfície do planeta Terra, a partir do registro e da análise das interações entre a radiação eletromagnética e as substâncias que o compõe em suas mais diversas manifestações.

Uma das funções mais importantes do Sensoriamento Remoto é expandir a percepção sensorial do ser humano, seja através da visão sinóptica (panorâmica) dada pela perspectiva aérea ou espacial; seja pela possibilidade de se obter informações em regiões de espectro eletromagnético, inacessíveis à visão humana.

- TIPOS:

Existem três tipos essenciais de Sensores Remotos no âmbito do Geoprocessamento, são eles:

1- ACÚSTICOS: Que permitem a aquisição de informações sobre objetos, através da detecção e mensuração das alterações que provocam no campo acústico.

1.a - SONARES: Baseiam-se no tempo gasto entre a transmissão de um pulso sonoro e a recepção do som refletido (eco) por um objeto, e é usado para determinar sua distância.

1.b - SISMÓGRAFOS:  Permitem determinar a velocidade de propagação de ondas elásticas nas rochas e estruturas geológicas.

2- POTENCIAIS: Possuem sensores específicos para medir a atmosfera, tais como umidade, temperatura do topo de nuvens, ou sua composição química. 

2.a- Geralmente são sensores alocados em Satélites GEOESTACIONÁRIOS (são colocados em uma órbita circular em torno da terra tal que a sua velocidade de rotação seja a mesma da terra, ou seja, para um observador na terra o satélite comporta-se como se estivesse estacionário em um determinado local no céu.)

3- ELETROMAGNÉTICOS: Não necessitam de um meio de propagação, como os demais campos. Assim sendo, puderam ser colocados cada vez mais distantes dos objetos a serem medidos, até que passaram a ser colocados em satélites artificiais, dando também a conotação de distância física à palavra remoto.

3.a- Exemplos: CLOUDSAT, ENVISAT, LANDSAT, CBERS, entre outros.


- ELEMENTOS QUE ENVOLVEM O SENSORIAMENTO REMOTO:

A) Fonte de Energia ou Iluminação: O primeiro requerimento do Sensoriamento Remoto é a disponibilidade de uma fonte de energia que ilumina o objeto de interesse.

B) Radiação e Atmosfera: Como a energia se desloca de sua fonte para os objetos monitorados, ela terá contato e interações com a atmosfera pela qual passa. Esta interação se repete uma segunda vez na volta da radiação dos objetos para o sensor.

C) Interação com o Objeto Monitorado: As interações entre energia e objeto dependem das características do objeto e da radiação.

D) Registro de Energia pelo Sensor: Após a reflexão da energia pelo objeto ou após a emissão pelo objeto, é necessário um sensor para coletar e mensurar o fluxo da radiação eletromagnética.

E) Transmissão, Recepção e Processamento: A energia registrada pelo sensor deve ser transmitida, normalmente de forma eletrônica, para uma estação de recepção e processamento, onde os dados são processados e gerada uma imagem digital.

F) Interpretação e Análise: A imagem processada é interpretada, visualizada e trabalhada para extrair informações sobre os objetos  que foram registrados. Para isso faz-se necessário uso de softwares de Sistemas de Informações Geográficas (SIG).

G) Aplicação: O elemento final do processo de Sensoriamento Remoto é alcançado quando é aplicada a informação extraída da imagem sobre os objetos para um entendimento melhor sobre os fenômenos analisados, a criação de novas informações ou para gerar ações e soluções de problemáticas específicas.

Figura sobre os Elementos do Sensoriamento Remoto

Até a Próxima!!!!

MSc. Rodrigo da Silva Menezes
Diretor Técnico e Científico - GEOSUS (Geotecnologia e Sustentabilidade)
Professor Substituto - Faculdade de Interdisciplinaridade e Humanidades (FIH / UFVJM)
Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente
Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior
MBA em Gestão Ambiental e da Qualidade (ISO 14.001 e 9.001)
Consultor Técnico em Geotecnologias
Geografia - Licenciatura

Nenhum comentário:

Postar um comentário