terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Desafios no uso de Geotecnologias em sala de aula.

O tema abordado aqui é de grande relevância, principalmente para os professores de geografia que no dia-a-dia de sala de aula se deparam com dois grandes desafios, que são:

1 - Como fazer com que a Geografia de sala de aula se traduza num conhecimento interessante.
2 - Como apresentar aos alunos uma Geografia do cotidiano.

Atualmente os professores de Geografia possuem instrumentos capazes de ajudar nesta árdua tarefa; e por mais que ainda exista um grande distanciamento, as Geotecnologias estão disponíveis em diversas plataformas livres e podemos utilizá-las no processo de ensino-aprendizagem de forma a auxiliar o trabalho e desenvolvimento intelectual dos alunos, tanto em sala de aula, como em atividades de trabalho de campo.

Para tanto, precisa-se ultrapassar a barreira do medo do desconhecimento das novas tecnologias, a exemplo do Sensoriamento Remoto (não tão novo assim!), GPS, SIG´s, entre outras; o professor de Geografia do século XXI precisa utilizar as geotecnologias a seu favor no processo de ensino-aprendizagem.

A partir do uso orientado de geotecnologias pode-se facilitar a aprendizagem nas rotinas escolares, aproximar os conteúdos do currículo escolar à realidade de vivência dos alunos e produzir ótimos resultados na compreensão das categorias geográficas, a saber: Espaço, Região, Território, Paisagem e Lugar.

Necessidade de Planejamento no uso de Geotecnologias em sala de aula.

Primeiramente cabe indicar que o planejamento é a organização de todo trabalho escolar. É desenvolvido a partir da ação do professor e visa o alcance de objetivos de ensino e aprendizagem em sala de aula. É no planejamento da aula que o professor de Geografia prevê atividades que tenham ligação com o assunto a ser abordado em sala de aula, as estratégias de ensino (recursos didáticos) e as formas de avaliação dos conteúdos repassados.

É fato que existem diversos fatores associados ao processo de ensino-aprendizagem. As novas tecnologias têm imposto uma mudança na forma do homem pensar e ser/estar no mundo, em outras palavras, significa que no âmbito do ensino, o processo de aprendizagem e os conteúdos de geografia devem estar relacionados com as práticas voltadas à cidadania, respeito ao meio ambiente e uso das diferentes plataformas tecnológicas.

Essas mudanças nos estilos de ensino e aprendizagem em geografia são os maiores desafios constatados nas escolas. A falta de um diálogo mais próximo entre professores, alunos e novas tecnologias é uma situação recorrente nas mais variadas salas de aula pelo Brasil afora, e cabe ao professor, intermediador desse processo, perceber que cada vez mais, os alunos enfatizarão novas formas de abordagens.

Exemplos de boas metodologias de ensino com o uso de Geotecnologias.

As metodologias de ensino baseadas no uso de Geotecnologias como instrumento precisam ter como objetivo desenvolver a observação sistemática do espaço, a capacidade descritiva (selecionar, ordenar e organizar informações) e por fim, registrar as observações.

Essas metodologias exercitam a criatividade do aluno e possibilita:
“(...) a verbalização ou produção textual, elaboração de desenhos, croquis, maquetes ou montagem de fotos e figuras. Abre espaços para que o aluno ou o grupo estabeleça opiniões e faça uma apreciação crítica, para a problematização de fenômenos observados, para estabelecimento de hipóteses e para encaminhamento à investigação. É, portanto, um recurso de múltiplas possibilidades de abordagem (temática e interdisciplinar) e de múltiplas perspectivas de exploração no processo de aprendizagem” GELPI; SCHAFFER (2003).

A análise dinâmica espaço-temporal sobre Relevo, Hidrografia, Vegetação, Processos de Urbanização é um ótimo exemplo para elencar metodologias de ensino com uso de Geotecnologias na sala de aula. Possibilita aos alunos a investigação sobre as mudanças do espaço geográfico analisado, bem como os processos responsáveis por essas mudanças.

A elaboração de mapas temáticos é uma outra metodologia interessante em sala de aula. Possibilita não apenas a análise da dinâmica espaço-temporal (de preferência do entorno da escola), como também trabalhar com temas de cartografia sistemática, a exemplo da inserção de legenda, escalas, sistemas de coordenadas e de orientação (norte geográfico).

O uso de GPS para aquisição de coordenadas e a inserção dos dados na imagem de satélite base dos estudos, além de auxílio no trabalho de campo é uma ótima ferramenta.

Utilizar plataformas livres é essencial para que o professor desenvolva práticas de ensino de forma mais rápida e inteligente, afinal programas como o Google Earth e Quantum GIS oferecem uma grande diversidade de ferramentas que auxiliam o processo de aprendizagem, além de possibilitar o contato dos alunos com as mais avançadas ferramentas de geoprocessamento disponíveis gratuitamente, sem a necessidade da compra de licenças de uso.

Concluindo...

A pergunta que baliza as discussões sobre o uso de Geotecnologias em sala de aula é:

"O que as Geotecnologias podem acrescentar no processo de ensino-aprendizagem geográfica?"

As Geotecnologias possibilitam compreender e intervir na realidade social, entender as diferentes formas de interação entre as sociedades e a natureza na construção do espaço geográfico e as singularidades dos lugares. Além de facilitar o entendimento sobre as múltiplas relações de um lugar com outros e a percepção do desenvolvimento humano no espaço e no tempo.

Referências Bibliográficas:

GELPI, Adriana; SCHAFFER, Neiva Otero. Guia de Percurso Urbano. In.: Geografia em sala de aula: práticas  e reflexões / org.: Antonio Carlos Castrogiovanni (et al.) – 4° Ed. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003.

Projeto #GEOnaEscola – Mundo Geo. http://mundogeo.com/blog/2016/04/15/geonaescola/



MSc. Rodrigo da Silva Menezes
Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente
Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior
MBA em Gestão Ambiental e da Qualidade (ISO 14.001 e 9.001)
Consultor Técnico em Geotecnologias
Geografia - Licenciatura


Nenhum comentário:

Postar um comentário