O tema abordado aqui é de grande
relevância, principalmente para os professores de geografia que no dia-a-dia de
sala de aula se deparam com dois grandes desafios, que são:
1 - Como fazer com que a
Geografia de sala de aula se traduza num conhecimento interessante.
2 - Como apresentar aos alunos
uma Geografia do cotidiano.
Atualmente os professores de
Geografia possuem instrumentos capazes de ajudar nesta árdua tarefa; e por mais
que ainda exista um grande distanciamento, as Geotecnologias estão disponíveis
em diversas plataformas livres e podemos utilizá-las no processo de
ensino-aprendizagem de forma a auxiliar o trabalho e desenvolvimento
intelectual dos alunos, tanto em sala de aula, como em atividades de trabalho
de campo.
Para tanto, precisa-se
ultrapassar a barreira do medo do desconhecimento das novas tecnologias, a
exemplo do Sensoriamento Remoto (não tão novo assim!), GPS, SIG´s, entre outras;
o professor de Geografia do século XXI precisa utilizar as geotecnologias a seu
favor no processo de ensino-aprendizagem.
A partir do uso orientado de
geotecnologias pode-se facilitar a aprendizagem nas rotinas escolares,
aproximar os conteúdos do currículo escolar à realidade de vivência dos alunos
e produzir ótimos resultados na compreensão das categorias geográficas, a
saber: Espaço, Região, Território, Paisagem e Lugar.
Necessidade de Planejamento no uso de Geotecnologias em sala de aula.
Primeiramente cabe indicar que o
planejamento é a organização de todo trabalho escolar. É desenvolvido a partir
da ação do professor e visa o alcance de objetivos de ensino e aprendizagem em
sala de aula. É no planejamento da aula que o professor de Geografia prevê
atividades que tenham ligação com o assunto a ser abordado em sala de aula, as
estratégias de ensino (recursos didáticos) e as formas de avaliação dos
conteúdos repassados.
É fato que existem diversos
fatores associados ao processo de ensino-aprendizagem. As novas tecnologias têm
imposto uma mudança na forma do homem pensar e ser/estar no mundo, em outras
palavras, significa que no âmbito do ensino, o processo de aprendizagem e os conteúdos
de geografia devem estar relacionados com as práticas voltadas à cidadania,
respeito ao meio ambiente e uso das diferentes plataformas tecnológicas.
Exemplos de boas metodologias de ensino com o uso de Geotecnologias.
As metodologias de ensino
baseadas no uso de Geotecnologias como instrumento precisam ter como objetivo
desenvolver a observação sistemática do espaço, a capacidade descritiva (selecionar,
ordenar e organizar informações) e por fim, registrar as observações.
Essas metodologias exercitam a
criatividade do aluno e possibilita:
“(...) a verbalização ou produção
textual, elaboração de desenhos, croquis, maquetes ou montagem de fotos e
figuras. Abre espaços para que o aluno ou o grupo estabeleça opiniões e faça
uma apreciação crítica, para a problematização de fenômenos observados, para
estabelecimento de hipóteses e para encaminhamento à investigação. É, portanto,
um recurso de múltiplas possibilidades de abordagem (temática e
interdisciplinar) e de múltiplas perspectivas de exploração no processo de
aprendizagem” GELPI; SCHAFFER (2003).
A análise dinâmica
espaço-temporal sobre Relevo, Hidrografia, Vegetação, Processos de Urbanização
é um ótimo exemplo para elencar metodologias de ensino com uso de
Geotecnologias na sala de aula. Possibilita aos alunos a investigação sobre as
mudanças do espaço geográfico analisado, bem como os processos responsáveis por
essas mudanças.
A elaboração de mapas temáticos é
uma outra metodologia interessante em sala de aula. Possibilita não apenas a
análise da dinâmica espaço-temporal (de preferência do entorno da escola), como
também trabalhar com temas de cartografia sistemática, a exemplo da inserção de
legenda, escalas, sistemas de coordenadas e de orientação (norte geográfico).
O uso de GPS para aquisição de
coordenadas e a inserção dos dados na imagem de satélite base dos estudos, além
de auxílio no trabalho de campo é uma ótima ferramenta.
Utilizar plataformas livres é
essencial para que o professor desenvolva práticas de ensino de forma mais
rápida e inteligente, afinal programas como o Google Earth e Quantum GIS oferecem
uma grande diversidade de ferramentas que auxiliam o processo de aprendizagem,
além de possibilitar o contato dos alunos com as mais avançadas ferramentas de
geoprocessamento disponíveis gratuitamente, sem a necessidade da compra de
licenças de uso.
Concluindo...
A pergunta que baliza as
discussões sobre o uso de Geotecnologias em sala de aula é:
"O que as Geotecnologias podem
acrescentar no processo de ensino-aprendizagem geográfica?"
As Geotecnologias possibilitam
compreender e intervir na realidade social, entender as diferentes formas de
interação entre as sociedades e a natureza na construção do espaço geográfico e
as singularidades dos lugares. Além de facilitar o entendimento sobre as
múltiplas relações de um lugar com outros e a percepção do desenvolvimento
humano no espaço e no tempo.
Referências Bibliográficas:
GELPI, Adriana; SCHAFFER, Neiva Otero.
Guia de Percurso Urbano. In.:
Geografia em sala de aula: práticas e
reflexões / org.: Antonio Carlos Castrogiovanni (et al.) – 4° Ed. – Porto Alegre:
Editora da UFRGS, 2003.
Projeto #GEOnaEscola – Mundo Geo.
http://mundogeo.com/blog/2016/04/15/geonaescola/
MSc. Rodrigo da Silva Menezes
Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente
Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior
MBA em Gestão Ambiental e da Qualidade (ISO 14.001 e 9.001)
Consultor Técnico em Geotecnologias
Geografia - Licenciatura
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