domingo, 14 de janeiro de 2018

Caderno de Mapas de Sergipe.

Olá, tudo bem?

É com muita satisfação que o Blog - Geosus divulga mais uma publicação, intitulada “Caderno de Mapas do Estado de Sergipe”. Este caderno publica diversas características geográficas do Estado de Sergipe com o objetivo de auxiliar nas atividades em sala de aula e nos estudos do componente curricular de Geografia para alunos do Ensino Fundamental Maior (6° ao 9° Ano) e Ensino Médio.

A utilização das informações geográficas referenciadas ao Estado de Sergipe se faz importante pois contribui para a compreensão dos fenômenos geográficos a nível local, favorecendo assim, uma compreensão não só das características geográficas como também suas localizações espaciais próximas ao cotidiano dos alunos.

Foram utilizados dados espaciais oficiais sobre o Estado de Sergipe, que tem como referência o “Atlas Digital sobre Recursos Hídricos de Sergipe”. Este Atlas publicado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Sergipe - SEMARH-SE, apresenta diversas informações geográficas referenciadas à Sergipe e é utilizada como referência importante no desenvolvimento de trabalhos em Geoprocessamento a nível nacional; sendo já premiado pela ANA (Agência Nacional de Águas) como referência na gestão dos recursos hídricos do país.

Também foi utilizado para a confecção do Caderno de Mapas do Estado de Sergipe softwares de SIG (Sistema de Informações Geográficas) que facilitaram tanto a visualização dos dados geográficos do Atlas, quanto a geração dos mapas temáticos. Dessa forma, cabe aqui salientar a importância do uso de novas tecnologias que apoiem o professor em suas diversas atividades em sala de aula.

O Caderno de Mapas possui questões relacionadas aos temas, que servem para a compreensão dos fenômenos e trabalha o desenvolvimento cognitivo a partir dos elementos principais da cartografia na confecção de mapas (escala, orientação, legenda, coordenadas geográficas, fonte de informação e título).

É importante dizer que esta publicação não tem caráter lucrativo, sendo construída a partir de dados oficiais gratuitos e sistemas de informações em código aberto. Portanto, a Geosus promove e incentiva o uso de ferramentas livres que possam ajudar ao desenvolvimento da ciência e da educação no Estado de Sergipe e em nosso país.

Endereço para download: Caderno de Mapas de Sergipe - 2018.

Até a próxima!!!

MSc. Rodrigo da Silva Menezes
Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente
Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior
MBA em Gestão Ambiental e da Qualidade (ISO 14.001 e 9.001)
Consultor Técnico em Geotecnologias
Geografia - Licenciatura

2 comentários:

  1. Olá Prof Rodrigo!

    Que belo trabalho! Parabéns! Vou usar o material com meus alunos com certeza!

    Também vou publicar uma postagem no meu blog divulgando o seu! #MtoBom!

    Continue firme e conte com a Rede Geocaçadores para realizar parcerias!

    Grande Abraço,

    Conheça mais sobre a rede Geocaçadores do Conhecimento: Projetos de Ensino e Geotecnologias.
    Entre em contato q faça parte de nossa #Rede pelos links abaixo:

    Blog Geografia, poesia e fé - http://judsonmalta.blogspot.com.br/
    Facebook Rede Geocaçadores: Geotecnologias e Ensino - https://www.facebook.com/geocacadores
    Canal YouTube Rede Geocaçadores: Geotecnologias e Ensino - https://www.youtube.com/channel/UCs52p9Orv3q8xh1Q1FB7LqQ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Judson!

      Muito obrigado pelo feedback positivo, isso serve para aprimorar cada vez mais as publicações do Geosus - Blog.

      Estou acompanhando as publicações do blog dos Geocaçadores e o parabenizo pelo trabalho também, o Geocaching é um ótima ferramentar para trabalhar conceitos fundamentais da geografia!

      Abraços!

      Excluir