domingo, 14 de janeiro de 2018

Caderno de Mapas de Sergipe.

Olá, tudo bem?

É com muita satisfação que o Blog - Geosus divulga mais uma publicação, intitulada “Caderno de Mapas do Estado de Sergipe”. Este caderno publica diversas características geográficas do Estado de Sergipe com o objetivo de auxiliar nas atividades em sala de aula e nos estudos do componente curricular de Geografia para alunos do Ensino Fundamental Maior (6° ao 9° Ano) e Ensino Médio.

A utilização das informações geográficas referenciadas ao Estado de Sergipe se faz importante pois contribui para a compreensão dos fenômenos geográficos a nível local, favorecendo assim, uma compreensão não só das características geográficas como também suas localizações espaciais próximas ao cotidiano dos alunos.

Foram utilizados dados espaciais oficiais sobre o Estado de Sergipe, que tem como referência o “Atlas Digital sobre Recursos Hídricos de Sergipe”. Este Atlas publicado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Sergipe - SEMARH-SE, apresenta diversas informações geográficas referenciadas à Sergipe e é utilizada como referência importante no desenvolvimento de trabalhos em Geoprocessamento a nível nacional; sendo já premiado pela ANA (Agência Nacional de Águas) como referência na gestão dos recursos hídricos do país.

Também foi utilizado para a confecção do Caderno de Mapas do Estado de Sergipe softwares de SIG (Sistema de Informações Geográficas) que facilitaram tanto a visualização dos dados geográficos do Atlas, quanto a geração dos mapas temáticos. Dessa forma, cabe aqui salientar a importância do uso de novas tecnologias que apoiem o professor em suas diversas atividades em sala de aula.

O Caderno de Mapas possui questões relacionadas aos temas, que servem para a compreensão dos fenômenos e trabalha o desenvolvimento cognitivo a partir dos elementos principais da cartografia na confecção de mapas (escala, orientação, legenda, coordenadas geográficas, fonte de informação e título).

É importante dizer que esta publicação não tem caráter lucrativo, sendo construída a partir de dados oficiais gratuitos e sistemas de informações em código aberto. Portanto, a Geosus promove e incentiva o uso de ferramentas livres que possam ajudar ao desenvolvimento da ciência e da educação no Estado de Sergipe e em nosso país.

Endereço para download: Caderno de Mapas de Sergipe - 2018.

Até a próxima!!!

MSc. Rodrigo da Silva Menezes
Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente
Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior
MBA em Gestão Ambiental e da Qualidade (ISO 14.001 e 9.001)
Consultor Técnico em Geotecnologias
Geografia - Licenciatura

4 comentários:

  1. Olá Prof Rodrigo!

    Que belo trabalho! Parabéns! Vou usar o material com meus alunos com certeza!

    Também vou publicar uma postagem no meu blog divulgando o seu! #MtoBom!

    Continue firme e conte com a Rede Geocaçadores para realizar parcerias!

    Grande Abraço,

    Conheça mais sobre a rede Geocaçadores do Conhecimento: Projetos de Ensino e Geotecnologias.
    Entre em contato q faça parte de nossa #Rede pelos links abaixo:

    Blog Geografia, poesia e fé - http://judsonmalta.blogspot.com.br/
    Facebook Rede Geocaçadores: Geotecnologias e Ensino - https://www.facebook.com/geocacadores
    Canal YouTube Rede Geocaçadores: Geotecnologias e Ensino - https://www.youtube.com/channel/UCs52p9Orv3q8xh1Q1FB7LqQ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Judson!

      Muito obrigado pelo feedback positivo, isso serve para aprimorar cada vez mais as publicações do Geosus - Blog.

      Estou acompanhando as publicações do blog dos Geocaçadores e o parabenizo pelo trabalho também, o Geocaching é um ótima ferramentar para trabalhar conceitos fundamentais da geografia!

      Abraços!

      Excluir
  2. Parabéns prof. Rodrigo pela excelente produção didática que compartilha conosco. Esta publicação deve ser utilizada amplamente pelos professores de Geografia em nosso Estado!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns prof. Rodrigo pela excelente produção didática que compartilha conosco. Esta publicação deve ser utilizada amplamente pelos professores de Geografia em nosso Estado!

    ResponderExcluir