quinta-feira, 13 de agosto de 2015

História da Cartografia (Parte 03) - Era das Novas Direções e Crenças

Olá Caros Leitores,

Neste post iremos abordar sobre os Mapas na Era das Novas Direções e Crenças, período que compreende os séculos XVII e XVII, marcado pelo desenvolvimento econômico e científico, além de um maior conhecimento das terras do 'Novo Mundo'.

No século XVII, a Cartografia torna-se cada vez mais especializada. Graças ao desenvolvimento em técnicas de impressão, em que os mapas agora tornam-se produtos comerciais, gerando uma cadeia de produção e empregando equipes de cartógrafos e pesquisadores em ciências naturais, que eram pagos por diversos grupos interessados em representar suas novas visões de mundo e crenças.

O 'Novo Mapa da França' é um exemplo de como os mapas nesta época foram importantes para apresentar novas crenças e conquistas, afinal foi bastante popular no círculo dos Franceses Republicanos, durante e após a Revolução de 1789, no qual "nacionalizaram" o 'Novo Mapa da França' e o promoveram como um símbolo da Nação Francesa, livre da monarquia, denotando o uso dos mapas para fins políticos.

A MUDANÇA NA FUNÇÃO DO USO DE MAPAS

Diferentes usos foram catalogados com o desenvolvimento da cartografia, até porque o poder crescente de análise dos mapas ampliou o leque ações que utilizavam o estudo do espaço geográfico e seus territórios. Matteo Ricci, por exemplo, criou um Mapa Mundi com uma até então inédita fusão dos conhecimentos cartográficos do Oriente e Ocidente, contudo, sua função primordial era persuadir os povos chineses a adotarem o Deus Cristão.


Enquanto isso, Abraham Bar-Jacob produziu o 'Mapa da Terra Santa', elaborado para ser usado nas celebrações da Páscoa Judaica. Até então, os mapas ainda estavam sendo usados também para propósitos religiosos.


O desenvolvimento científico e a difusão de métodos de mapeamentos alcançaram a Índia, introduzindo na cartografia europeia as tradições de mapeamentos do Sul da Ásia, que possibilitou uma belíssima produção de mapas que apresentavam 'Os Cantos Inabitados do Mundo'.


Essa nova cartografia também fora disseminada para as terras do 'Novo Mundo', permitindo que os colonizadores dos territórios americanos recém-descobertos, com imensas faixas de terras ainda desconhecidas, desenvolvessem seus próprios mapas.

É dessa forma que o mundo se torna mais explicável, do ponto de vista espacial, em que a função do trabalho do profissional cartógrafo mudou, transformando-os em verdadeiros cientistas, responsáveis por preencher os "vazios cartográficos" da superfície do nosso planeta àquela época.

Até a Próxima!!!

MSc. Rodrigo da Silva Menezes
Diretor Técnico e Científico - GEOSUS (Geotecnologia e Sustentabilidade)
Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente
Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior
MBA em Gestão Ambiental e da Qualidade (ISO 14.001 e 9.001)
Consultor Técnico em Geotecnologias
Geografia - Licenciatura

Nenhum comentário:

Postar um comentário