segunda-feira, 31 de agosto de 2015

O que é Geoprocessamento?

O termo Geoprocessamento denota uma disciplina do conhecimento que utiliza técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento de informações geográficas. Esta tecnologia, denominada Geoprocessamento, tem influenciado de maneira crescente as áreas de Cartografia, Geografia, Análise de Recursos Naturais, Transportes, Comunicações, Energia, Planejamento Urbano, entre outras. 

Os instrumentos computacionais do geoprocessamento, chamados de Sistemas de Informações Geográficas (SIGs), permitem a realização de análises complexas ao integrar dados de diversas fontes e ao criar um banco de dados georreferenciados. Os SIGs ainda permitem a automatização da produção de documentos cartográficos.

Outra abordagem interessante acerca do Geoprocessamento, refere-se às quatro etapas essenciais: Coleta; Armazenamento; Tratamento; Uso Integrado.

Definição de Geoprocessamento

O QUE É SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA?

O termo Sistema de Informação Geográfica (SIG) refere-se àqueles sistemas que efetuam tratamento computacional de dados geográficos. Um SIG armazena a geometria e os atributos dos dados que estão georreferenciados, isto é, localizados na superfície terrestre e numa projeção cartográfica qualquer. Os dados tratados em geoprocessamento têm como principal característica a diversidade de fontes geradoras e de formatos apresentados.

O requisito de armazenar a geometria dos objetos geográficos e de seus atributos representa uma dualidade básica para um SIG. Para cada objeto geográfico, um SIG necessita armazenar seus atributos e as várias formas de representação gráfica associada. Devido a sua ampla gama de aplicações, onde estão incluídos temas como agricultura, floresta, cartografia, cadastramento urbano, arqueologia, geografia, entre outras, há pelo menos três maneiras gerais para se utilizar um SIG, que são:

  • Ferramenta de produção de mapas;
  • Suporte para análise espacial de fenômenos;
  • Banco de dados geográficos, com funções de armazenamento e recuperação de informação espacial.
Essas três visões são antes convergentes e refletem a importância do tratamento de informações geográficas no âmbito de trabalhos técnicos. Para esclarecer ainda mais o conceito de SIG, apresenta-se algumas definições gerais:

- Um conjunto computacional de procedimentos utilizados para armazenar e manipular dados geográficos.

- Conjunto poderoso de ferramentas para coletar, armazenar, recuperar, transformar e utilizar dados sobre o mundo real.

- Sistema de suporte à decisão que integra dados georreferenciados num ambiente de respostas e problemas.

- Banco de dados indexados espacialmente sobre o qual opera um conjunto de procedimentos para responder a consultas sobre entidades espaciais.

Estas definições de SIG refletem a multiplicidade de uso e visões disponíveis desta tecnologia (figura 01) e apontam para uma perspectiva interdisciplinar de sua utilização. A partir dessas definições, é possível indicar as principais características de um SIG:

  • Integrar numa base de dados, as informações espaciais provenientes de dados cartográficos, dados de censo, e cadastro urbano e rural, imagens de satélite, redes e modelos numéricos de terreno;
  • Oferecer mecanismos para combinar as várias informações, através de algoritmos de manipulação e análise, bem como para consultar, recuperar, transformar, visualizar e plotar o conteúdo da base de dados georreferenciados.
Definição genérica de Sistema de Informação Geográfica (SIG)

Até a Próxima!!!

MSc. Rodrigo da Silva Menezes
Diretor Técnico e Científico - GEOSUS (Geotecnologia e Sustentabilidade)
Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente
Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior
MBA em Gestão Ambiental e da Qualidade (ISO 14.001 e 9.001)
Consultor Técnico em Geotecnologias
Geografia - Licenciatura

Nenhum comentário:

Postar um comentário